Um filme de cada país: México

E para estrear o nosso queridíssimo projeto "Um filme de cada país", trouxe uma sugestão de drama mexicano que  me tirou um baita tempo para escolher, pois fiquei em dúvida entre Biutiful e La jaula de oro. Como o primeiro é um filme mais conhecido, decidi trazer o segundo. De qualquer forma, caso tenha oportunidade, sugiro assistir os dois.

A jaula de ouro (La jaula de oro, em espanhol) é um drama mexicano estreado em 2013. Assiti-o na Mostra de Direitos Humanos que ocorreu no Sesc - aliás, fica a dica, acontece em todas as capitais do Brasil todos os anos -, e sem dúvidas, foi um dos melhores filmes que assisti ano passado.

A história é de um grupo de imigrantes (crianças) que fogem de seus países em busca de oportunidade de trabalho nos EUA. Durante o trajeto, enfrentam diversas situações de miséria, preconceito e exploração. Sabe aquele tipo de filme que te dá um soco na barriga? Então.

La jaula de oro consegue trazer de uma forma realista e bruta a questão da desigualdade social numa perspectiva transitória. Ao mesmo tempo, transmite uma certa crítica em relação ao sistema capitalista, pautado principalmente pela desumanidade no qual são submetidos os imigrantes de fronteiras estadunidenses.


A fotografia é excepcional, a atuação dos personagens consegue convencer muito bem e o roteiro é indescritivelmente forte. Enfim, prefiro não dar mais detalhes da história porque senão daqui a pouco já estarei contando o final do filme. Prefiro assim, que se surpreendam. Sem dúvidas, vale a pena dedicar o tempo para prestigiar este filme mexicano, que aliás, recebeu o prêmio Ariel do México em diversas categorias. Infelizmente, trata-se de uma produção não muito conhecida no exterior. Quem curte Drama e Direitos Humanos sem dúvidas vai gostar muito!

Trailer:




P.S.: Não julgue o filme pelo trailer porque ficou bem sem-graça mesmo.

2 comentários:

  1. Adorei a sugestão de filme! Acho que nunca vi um filme mexicano, e esse parece interessante!
    Parabéns pelo blog :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado da sugestão!
      Bjs

      Excluir

Fique à vontade para escrever o que pensa, adoro receber comentários! :)