15 formas de estudar inglês em 2014



Sabe quando baixa o espírito do Chico Xavier e você começa a escrever estratégias de como mudar alguma coisa que geralmente fica só como promessa de começo de ano? Pois é, essa é minha relação com o inglês: amor e ódio. Depois de ler este artigo, percebi o tanto que eu poderia evoluir e aproveitar o meu tempo livre estudando inglês. Segue algumas percepções:

1. Imprimir letras de canções, treiná-las e interpretá-las
Coisa de adolescente, mas vai, funciona. Principalmente quando você consegue cantar a sua música preferida sem titubear, dá um orgulho enorme de si mesmo! Só não vale imprimir as letras do Eminem, por daí é fracasso até para os nativos do inglês! Vamos ver, vamos começar com Bryan Adams?

2. Resolver exercícios de todos os meus livros de inglês
Todo mundo deve ter aquele livro de inglês abandonado em casa, que nunca respondeu direito, ou aquele workbook esquecido após as primeiras atividades feitas do curso de inglês. Vamos lá! Resgate estes livros e responda-os, tenho certeza que dá pra revisar muita coisa!

3. Ler pequenos textos ou fragmentos de textos
O site News in Level (já falei dele aqui no blog) oferece uma penca de notícias em inglês com áudio e o vocabulário. Você pode escolher o seu nível de proficiência (1, 2 ou 3), ler o texto acompanhado com o áudio e aprender as novas palavras que são destacadas no texto e que são explicadas logo abaixo no vocabulário não traduzido.

4. Treinar a escrita escrevendo texto com temas diversos
Você pode escrever sobre qualquer tema (animals, your family) e escrever um pequeno texto por semana. Para corrigir é fácil, siga a dica 10.

5. Fazer pequenos questionários e respondê-los em inglês
Simule um miniexame de proficiência. Por exemplo: What do you think about USA? Faça perguntas deste tipo, e desenvolva seu espírito argumentativo just in english.

6. Assistir seriados em inglês com legendas em inglês
A maioria dos seriados americanos (ou pelo menos os que eu assisto) não tem um vocabulário tão difícil, a não ser Dr. House, que utiliza termos científicos. Se seu objetivo é intercâmbio, dá para aprender muitas palavras do cotidiano americano só assistindo seriados, acompanhado com seu dicionário! As minhas séries preferidas são: How I Met Your Mother, New Girl, Grey’s Anatomy, Pretty Little Liers.

7. Revisar conteúdos básicos ou mais avançados nos aplicativos que tenho instalado no celular e Ipad
Existem muitos aplicativos de idiomas gratuitos que você pode baixar no seu celular ou tablet, e resolver exercícios enquanto esperava o ônibus ou está na fila do banco. Os que eu conheço são: Duolingo (o meu preferido), Busuu (apesar de ter uma parte Premium, dá para aprender muita coisa com a parte Free), Babbel (iniciei alemão com ele!) e LinguaLeo.

8. Sempre que ver uma nota palavra, buscar no dicionário, aprender a pronunciá-la e anotá-la no caderno de inglês
Se liga na dica 9 também.

9. Criar frases legais ou engraçadas com uma nova palavra que você acabou de aprender
Isso ajuda a memorizar o nome vocábulo! Por exemplo:
Palavra que eu acabei de aprender: IMPROVE
Frase: “Hey Mariana! You need to improve your english!” (é uma espécie de autoironia, rs)

10. Enviar redações para serem corrigidas por nativos ou professores de inglês em sites como o Busuu ou fóruns como o do English Experts
Em cada unidade do Bussu, você pode enviar textos para serem corrigidos por nativos. No fórum do English Experts, os textos são corrigidos por professores e estudantes.

11. Conversar com minha irmã somente em inglês
Todo mundo deve ter um parente próximo que manja do inglês, né? Aproveite a intimidade, e jogue a brincadeira: “Duvido que você consegue conversar comigo só em inglês.”

12. Colar expressões ou palavras idiomáticas na parede
Os famosos ditados são bastante importantes para você não boiar numa conversa. Assim como é necessário entender o oxente brasileiro , você precisa quebrar o galho inglês.

13. Estudar falsos cognatos ou palavras transparentes
Elas enganam e podem atrapalhar a compreensão de muitos textos, principalmente no vestibular, camufladas pelas famosas “pegadinhas”.

14. Pensar em inglês
Não traduzir nada. Se você viu “the ball is red” é “the ball is red” e não “a bola é vermelha”. Vamos fazer um esforço, guys!

15. A few work per day and your goal will be achieved. “Um pouco por dia e seu objetivo será alcançado.”
That’s it!

Mais sites legais para aprender inglês:

- Inglês na ponta da língua - Inglês no supermercado - Só língua inglesa - Você pode falar inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para escrever o que pensa, adoro receber comentários! :)