Enem e vestibulares, por que deixamos tudo para a última hora?


Expressão comum de um vestibulando
Amanhã farei o meu primeiro vestibular! Ainda estou no segundo ano do ensino médio, e como faço técnico integrado junto com o ensino médio a minha trajetória está a meio caminho andado, ou seja, ainda tenho aproximadamente 2 anos para fazer um vest valendo! Porém, ouvi dizeres relacionados de que nunca é demais experimentar um vestibular, tudo por questões de experiência.

No final do ano irei viajar para Brasília, onde realizarei o exame do PAS, que é um vestibular seriado para ingresso na faculdade UNB - Federal de Brasília. Há um mês do dito cujo (leia-se: ontem), lá fui eu pesquisar na internet sobre o estilo de prova, pois pelo que me disseram, não parece ser tão comum... Encontrei então um blog especialmente voltado para o PAS, com dicas sobre esse vest e mais outras coisinhas que ainda não li. Beleza. Fui "folheando-o" e quando de tal repentina, vi um post sobre as estatísticas do mesmo. Até aí tudo bem, de início pressenti que o autor do tal blog agradeceria o avanço das visitas, porque afinal, encontrar algo sobre o PAS é difícil, quando se comparado ao ENEM e outros vestibulares mais conhecidos.

Só que não. O autor do blog ficou meio que triste-feliz com o descaso do vestibular ao longo do ano. As estatísticas saltaram de certa forma que deixa a crer que nenhum indivíduo sequer se preocupa com vestibular/estudar-para-o-pas em épocas "distantes" da data da prova.

Parei e fiquei refletindo sobre o que estou fazendo da minha vida e sobre o costume desleixado que tenho (creio que não estou sozinha nessa) de deixar exatamente TUDO para os últimos tempos. Tem-se todo o conteúdo disponível em tempo real, durante TODO o ano, e poucos são os que realmente levam a sério cada matéria, cada dica e preocupam-se em se mantarem antenados quanto a isso.

As estatísticas. Assustador...
O moço do blog ainda complementou:

"Em dezembro começa a decaída, o que é normal porque a prova foi na primeira semana do mês. Mas o curioso fui o número de acessos na véspera da prova (dia 02/12/11), e o mais impressionante foi a postagem mais acessada: OBRAS LITERÁRIAS DA 1ª ETAPA. Será que a intenção desses visitantes era de baixar e ler os livros 1 dia antes da prova?

Independente da resposta, deixo uma dica: Não deixe para estudar na véspera. Você que tem o objetivo de entrar na UnB, precisa estudar para o PAS durante o ano inteiro, nas três etapas."

Cá estou eu, montando meu plano de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para escrever o que pensa, adoro receber comentários! :)