Fecoarte e Feira do Empreendedor 2012


A Fecoarte, juntamente com a Feira do Empreendedor, é um evento que está acontecendo aqui na capital do Tocantins. Lá estão expostos artesanatos regionais e algumas palestras estão sendo realizadas para futuros  empreendedores ou donos de pequenos e grandes negócios. O evento também acontece em muitas partes do Brasil, só que com enfoques regionais, é claro.

Estão expostas stands de várias empresas que estão divulgando seus trabalhos aos passantes, incluindo também artesãos e suas obras.  Fui conferir o evento ontem, vejam só:

Uma das coisas que mais me agradou no evento foi a estrutura.  Alguns espaços estavam em forma de "casinha", achei muito fofo.


Capim dourado
Artesanato regional - Como de praxe, o capim dourado foi um dos destaques para a feira. Para quem não sabe, bolsas, carteiras, sandálias e muitos outros acessórios são feitos desse material. Ele é um tipo de capim nativo que cresce somente Jalapão, uma região turística do estado do Tocantins. Ouvi boatos que no Rio de Grande do Sul ele cresce também, mas não se compara ao nosso, pois o gauchinho lá é amarelo e não dourado.

Casos à parte, o capim é conhecido até no exterior, e é uma fonte de renda para muitas pessoas que trabalham na confecção de produtos através dele. O primeiro trabalho artesanal feito de capim dourado  foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE de Palmas. A partir daí,   esteve presente em todas as outras edições da feira


A exposição contou também com uma sessão só de acessórios indígenas artesanais e comidas típicas.

Bonequinhos feitos de barro e tinta por indígenas nativos. 

           
Bonequinhos artesanais. Achei muito interessante o detalhismo de cada uma das obras. 


Feições e expressões detalhadas. Os bonecos representam trabalhadores negros do campo,  donas de casa ou escravos. Retratos nítidos da desigualdade de raça.

Exposição de empresas de cosméticos

Meu crachá e um bloquinho de anotações feito de material reciclável. A capa foi desenhada pelo artista Pierre de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para escrever o que pensa, adoro receber comentários! :)